PLANO DE GESTÃO
PLANO DE GESTÃO - EEB GETÚLIO VARGAS 2020/3 - Proponente: Daniel Schafhauser
REFERENCIAL TEÓRICO - Este plano descreve a estrutura da Escola de Educação Básica Getúlio Vargas, integrante do sistema estadual de educação do Estado de Santa Catarina, e apresenta metas propostas para a Gestão Escolar 2020 -2024. O referente Plano segue os princípios norteadores da LDB e da Constituição Federal, onde a escola deve promover o pleno desenvolvimento do educando, de modo a qualificá-lo e prepará-lo para a cidadania. Tendo como base a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, o Projeto Político Pedagógico e a legislação vigente, se buscou apresentar propostas para minimizar as principais dificuldades observadas no ambiente escolar, de modo, a levar o educando ao desenvolvimento pleno, menos pela transmissão de conhecimento, e mais pela orientação de posturas, desenvolvimento do respeito, discussão coletiva e, claro, o desenvolvimento da cidadania dentro de uma sociedade diversificada e tecnológica. Faz-se necessário salientar que o educando reflita sobre o ambiente no qual está inserido e que essa reflexão construa ações transformadoras da sociedade. O referente plano envolve também questões relativas à gestão da educação relacionadas ao direcionamento dos recursos, organização pedagógica, evasão escolar e valorização dos profissionais da educação. O sucesso na aplicação deste Plano de Gestão Escolar 2020 – 2024 dependerá de uma gestão escolar democrática, transparente e participativa onde a escola, em conjunto à comunidade escolar, possui um papel fundamental para o cumprimento das metas de modo a alcançar os resultados propostos para esta gestão. No entanto, faz-se necessário salientar que a melhoria física e estrutural das instalações da unidade escolar, bem como, a capacitação dos seus profissionais ocorra de modo contínuo, objetivando a formação de cidadãos que demonstrem capacidade de participar e transformar a sociedade em uma sociedade mais justa e igualitária.
OBJETIVO GERAL - Este plano se fundamenta no fortalecimento de ações
que favoreçam a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade
escolar, de modo a promover a universalização de igualdade de acesso,
permanência e sucesso do educando no ambiente escolar, de modo a promover sua
autonomia e respeito à diversidade social e cultural.
DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Introdução
Os educandos ingressam na escola
aos 6 anos de idade (1º ano dos Anos Iniciais) e podem permanecer até o 3º ano
do Ensino Médio. Em sua maioria residem no bairro Saco dos Limões, porém ao
todo a escola atende 13 comunidades.
Dimensão socioeconômica
De acordo com os dados cadastrais
obtidos no SISGESC - Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina, a
ocupação predominante dos responsáveis se dá na área de serviços gerais, servidores
públicos e autônomos. Quanto às etnias cerca de 17% se declaram no momento da
matrícula como sendo pardos, 42% brancos e 6% negros, ainda persististe a
divergência fenotípica entre a declaração de matrícula e a realidade da escola,
já se percebe nos últimos anos numa diminuição desta. De maneira geral é mínima
a participação efetiva dos pais na estruturação organizacional do ambiente
escolar. Em questionário socioeconômico aplicado aos estudantes da escola pela
equipe gestora: a renda familiar é de 1 a 3 salários mínimos para 48%, de 3 a 5
salários para 17%, de 5 a 7 salários para 9%, e menor que 1 salário ou sem
renda fixa para 26% dos entrevistados. Quanto à escolaridade dos responsáveis, 25%
tem somente o Ensino Fundamental Anos Iniciais, 28% o Fundamental Anos Finais,
26% o Ensino Médio, 8% dos pais possuem Ensino Superior, 1% não possuem
escolaridade e 12% não souberam ou não quiseram responder. Quanto a entrada no
mercado de trabalho, 37% dos estudantes afirmam já terem trabalhado dos quais
3% dos entrevistados na Construção Civil, 38% no Comércio, 6% em atividades
informais, o mesmo percentual para trabalhos domésticos e 47% em outras
ocupações ou não quiseram responder. Sendo a idade média para iniciar no
mercado de trabalho de entre 15 e 16 anos. A pesquisa também mostra que a
principal ocupação dos responsáveis está em 1% na Agricultura ou Pesca, 2% na
Indústria, 3% na Construção Civil, 18% no Comércio, 4% como Funcionário
Público, 11% em atividades informais fora de casa, 5% em atividades informais
em casa, 17% com Trabalhos Domésticos e 39% em outras ocupações ou não quiseram
responder.
Dimensão pedagógica
Considerando as diversas correntes
pedagógicas que permeiam as atividades dos professores que atuam na escola, o
processo de ensino e aprendizagem se dá através de planejamento anual, feito no
início e reestruturado durante o ano, comumente de forma individual, por meio
de reuniões e paradas pedagógicas. Os conteúdos curriculares são organizados
pelos professores em seus Planos de Ensino adequados ao Plano Político e
Pedagógico - PPP da escola que está condizente à Proposta Curricular Nacional -
PCN e à Proposta Curricular de Santa Catarina. Todo início e meio de ano o PPP
é revisto. Para os Anos Iniciais temos como disciplinas Arte, Ciências,
Educação Física, Geografia, História, Matemática e Português; para os Anos
Finais acrescenta-se Ensino Religioso e Inglês; para o Ensino Médio Regular
Noturno, Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia,
História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia e para o Ensino
Médio Inovador, acrescenta-se a este Cultura, Esporte e Informática. Quanto à
metodologia de ensino que os professores na sua maioria procuram seguir é a
Sócio Interacionista podendo haver vertentes Tradicional e Tecnicista. As
formas de avaliação são realizadas de acordo com os objetivos de cada
professor, sendo um mínimo de dois registros trimestrais além da recuperação
paralela. A avaliação participativa fica a critério do professor desde que condizente
com o que consta no PPP da escola. A recuperação paralela é realizada no
sentido de substituição da nota mais baixa, porém, na recente construção do PPP
foram reestruturados estes métodos para adequação ao sistema da plataforma
Professor Online. Nos Anos Iniciais a avaliação é descritiva, para o 1º, 2º e
4º anos. No 3º e 5º anos do Ensino Fundamental o registro avaliativo se dá
também de forma descritiva até o final do período letivo, no entanto se lança
uma única nota em cada disciplina, que se igual ou superior a 60% dos conteúdos
efetivamente trabalhados por cada disciplina, confirma a aprovação para a
próxima etapa desde que vinculadas à frequência igual ou superior a 75%. Nos
Anos Finais e Ensino Médio a média é 6 em cada disciplina vinculada à frequência
igual ou superior a 75%. A EEB Getúlio Vargas conta com projetos pedagógicos
como: o Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE, onde o
educando desenvolverá os processos mentais superiores através de metodologias,
estratégias e recursos pedagógicos; o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI),
busca aumentar a qualidade da aprendizagem dos educandos através de uma maior
variedade de disciplinas e maior carga horária de aula, dando direito a almoço e
dois lanches/refeição salgada. Além de algumas parcerias como com o Centro
Social Urbano, como a Elase – Associação dos Empregados da Eletrosul, através
do Projeto Transforma, futebol de campo, com a Fundação Municipal de Esportes
junto com o Projeto Consulado Esporte e Lazer, com futsal, e também da UFSC
através de estagiários e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência – PIBID. A matrícula se dá de acordo com o Plano de
Matrícula elaborado, anualmente, pela Secretaria de Estado da Educação, hoje
ela ocorre principalmente online, conforme legislação em vigor, cabendo a
divulgação do período e dos critérios de matrícula à Direção. No ato da
matrícula o educando e seu responsável legal toma conhecimento do regimento da
escola incluído no PPP. Para a matrícula o candidato deve apresentar todos os
documentos atendendo ao estabelecido na legislação em vigor. O prazo máximo
para a apresentação de todos os documentos exigidos é de 30 dias. A rematrícula
é automática e dentro das normas vigentes adotadas pela Secretaria de Estado da
Educação. Segundo o Censo Escolar de 2018 a escola contava com um número total
de 791 educandos. Quanto ao rendimento dos estudantes, de acordo com o INEP –
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, sendo,
de acordo com o INEP 2017 um rendimento de 83,2% a aprovação nos Anos Iniciais,
69,7% no Anos Finais e 72,1% no Médio, onde é maior a taxa de abandono, 16,3%
comparada com 5% dos Anos Finais. Com relação ao índice de Distorção
Idade-Série, segundo os dados do INEP houve uma melhoria de 5 pontos
percentuais.
Dimensão administrativa
O quadro de professores é formado
por 44 temporários dos quais 77% tem formação na área em que atuam e 32
efetivos, 56% Pós-Graduados e 16% com Mestrado e os demais com nível Superior.
A UE possui salas sem Condicionadores de Ar e com quadros brancos e/ou negros
manchados e furados. Os recursos tecnológicos ultrapassados e/ou com problemas.
Estrutura elétrica antiga e inadequada. Na secretaria podem ser retirados
documentos necessários tanto a professores quanto a estudantes. Atestados de
matrícula e frequência, se não impressos via a plataforma Estudante Online, são
retirados na Secretaria. O Histórico Escolar é retirado em no máximo 30 dias. Há
somente uma avaliação institucional da parte administrativa da escola através
da SAGE, somente percebe-se como o trabalho está sendo desenvolvido quando o
mesmo recebe críticas valorizando as ações desenvolvidas ou reclamando por
falhas ocorridas.
Dimensão financeira
A boa aplicação dos recursos
financeiros precisa ser compromissada, eficiente e transparente, seguindo os
princípios legais, morais e impessoais. Atualmente a descentralização da gestão
financeira ocorre de maneira completa e imparcial. Percebe-se ainda a
necessidade de uma efetiva participação da comunidade escolar nas decisões
relacionadas às prioridades da escola e da prestação de contas. A gestão
financeira conta com verbas provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação – FNDE através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, , e o Cartão de Pagamentos do Estado de Santa
Catarina – CPESC Serviços e Materiais, além de verbas adquiridas pela APP na
realização de eventos como festas juninas e demais contribuições espontâneas.
Todas as ações são planejadas através dos partícipes da comunidade escolar para
depois serem executadas e, posteriormente, ocorre a prestação de contas à
comunidade escolar organizada pela APP e Direção, publicada nas plataformas
digitais que a escola possui. Não sendo suficientes os recursos para a execução
de algum evento existem parcerias com a iniciativa privada com o comércio
local. Todos os recursos são destinados para aquisição de material
didático-pedagógico visando suprir as necessidades dos profissionais da UE na
execução de suas ações educacionais; aquisição de material de consumo básico
para proporcionar um ambiente educacional com as qualidades mínimas necessárias
para a estadia dos envolvidos, reparos diversos nas instalações físicas da
unidade escolar para garantir a segurança e a acessibilidade, proporcionando o
desenvolvimento de cursos de formação continuada dos profissionais da escola e
a participação em eventos.
Dimensão física
A escola possui uma área de cerca
de 3500m2 de área construída compreendendo quatro prédios sendo suas
instalações descritas a seguir: Prédio I – térreo, comportando a direção,
administração, secretaria, 11 salas de aula, 1 coordenações e sala depósito;
Prédio II – compreende auditório, refeitório, cozinha, banheiro adaptado,
banheiros masculinos e femininos, sala dos professores, 2 salas de multimeios,
sala de coordenação do Programa Educação Integral e sala do SAEDE; Prédio III –
sala de aula, sala de uso diversificado para atividades físicas denominada Sala
do Equilíbrio, laboratório de Ciências e
Laboratório de Matemática; Prédio IV - 10 salas temáticas de aula, sala de
música, sala de material didático, sala do Professor Online com 3 computadores
com internet, sala informatizada multimeios, biblioteca, sala de convivência do
ProEMI, sala dos professores, coordenação do ProEMI e EM, banheiros feminino e
masculino. A cozinha possui boa condição higiênica e fica anexa ao refeitório
contendo bancadas com bancos que suprem as necessidades dos estudantes. No
espaço externo tem um parque infantil, 5 quadras poliesportivas cobertas, quadra
de areia, ginásio, horta escolar e uma casa em desuso. A biblioteca com 90m2
contém cerca de 10200 livros didáticos, paradidáticos e literários dispostos em
prateleiras, dispõe de cantinho de leitura. Outra atividade desenvolvida é a
pesquisa bibliográfica ou online já que a mesma possui 2 computadores com
internet para uso dos estudantes. A sala informatizada possui 14 computadores sucateados,
quadro, armários. Todos os laboratórios possuem bancadas/mesas e
cadeiras/banquetas, quadro, minibiblioteca. O laboratório de Biologia possui
também estufa, 5 microscópios em péssimo estado de conservação, pia, autolabor,
coleção in vitro, painéis e vidrarias; o de Matemática contém diversos jogos
pedagógicos e demais materiais didáticos. Os laboratórios de Ciências e
Matemática recebem educandos de toda a UE mediante agendamento para atividades
de pesquisa e aula. Outras considerações: Os prédios apresentam diversos
problemas na sua estrutura especialmente de infiltração, que leva a umidade dos
ambientes. O prédio mais antigo possui 79 anos. O encanamento também já está
bastante danificado. A precariedade do parque infantil põe em risco a
integridade física das crianças. Em relação à acessibilidade para portadores de
necessidades especiais, o que existe não é regulamentado, visto que as rampas
possuem inclinação incoerente e em algumas salas de aula não existe acesso à
cadeirantes.
METAS
1. Proporcionar
condições que visem melhorar o ensino para que deste modo à aprendizagem seja
um processo natural de construção contínua do saber
2. Reduzir a
indisciplina e a violência na escola
3. Reduzir a
degradação do ambiente escolar relacionada à atos de vandalismo
4. Promover o
acompanhamento das famílias do rendimento escolar de modo a diminuir o índice
de reprovação
5. Manter um
diálogo aberto para uma gestão participativa de modo a aceitar propostas que
favoreçam um resultado positivo para as ações planejadas
6. Manter a
qualidade na produção e entrega de documentos, do atendimento e da organização
da documentação da escola e da comunidade escolar
7. Promover
condições de trabalho para o desenvolvimento das atividades educacionais da
unidade escolar
8. Utilizar os
recursos repassados ou adquiridos pela escola de maneira democrática, transparente,
impessoal e responsável
9. Promover a
adequação do espaço físico da escola no que se refere a segurança da comunidade
escolar, conforto e acesso e, para assim, promover melhoria
10.
Promover a redução de resíduos sólidos e promover
projetos que visem a reutilização de materiais
11.
Promover a conscientização das famílias em prol da
alimentação saudável
AÇÕES
Dimensão pedagógica
Ação
Ampliar durante os encontros
pedagógicos a divulgação dos índices da escola e da importância das avaliações externas
aumentar o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, em
especial para o turno Noturno
Objetivos específicos
Aumentar o número de educandos
interessados em educação de qualidade melhorando o conceito da escola
Início: 01/02/2020
Fim: 20/12/2024
Público alvo: Educandos e
professores
Recurso: Verbas destinadas a
aquisição de material
Responsáveis pela ação: Direção e
estagiários do PIBID
Dimensão física
Ação
Ampliar a segurança da comunidade
escolar através dos acessos à escola
Objetivos específicos
Reposicionar as vagas de
estacionamento visando reduzir a circulação de veículos próximo a entrada dos
estudantes e responsáveis
Início: 01/02/2020
Fim: 20/12/2024
Público alvo: Educandos e
professores
Recurso: Secretarias do Estado,
Ministério da Educação e parcerias público-privada
Responsáveis: Direção e professores
Dimensão física
Ação
Melhorar as condições físicas estruturais,
organizacionais e higiênicas da Unidade Escolar Buscar recursos para reparos e
pintura da unidade escolar Resolver problemas na instalação elétrica visando a
segurança, bem como ampliar a capacidade da rede elétrica para utilização dos
equipamentos já existentes Ampliar o sinal de WiFi da escola perfazendo toda a
Unidade Escolar Fazer a frequente manutenção dos equipamentos que visam a
segurança da unidade escolar Buscar junto às esferas governamentais a
concretização do projeto de reforma geral e ampliação da escola
Objetivos específicos
Tornar o espaço físico mais
atraente e seguro para a frequência dos educandos
Início: 01/02/2020
Fim: 20/12/2024
Público alvo: Educandos,
professores, equipe pedagógica e funcionários
Recurso: Verbas do Ministério da
Educação, Secretarias do Estado e parcerias público-privada
Responsáveis pela ação: Direção
Dimensão financeira
Ação
Convocar a comunidade escolar de
forma geral a participar do planejamento, execução e prestação de contas dos
recursos adquiridos e gastos realizados. Manter organizados os registros,
comprovantes e notas fiscais dos produtos e serviços utilizados, assim como da
entrada e saída de recursos financeiros
Objetivos
Realizar prestação de contas em
conformidade com as específicos normas exigidas.
Início: 01/02/2020
Fim: 20/12/2024
Público alvo: Comunidade escolar
Recurso: Verbas para aquisição de
materiais
Responsáveis pela ação: Comunidade
escolar
Dimensão administrativa
Ação
Trabalhar em parceria com a
Associação de Pais e Professores, Conselho Deliberativo e Grêmio Estudantil
(quando houver) Manter junto à comunidade escolar atualizado o PPP da escola
Buscar junto aos órgãos responsáveis os reparos e materiais de expediente
necessários ao melhor funcionamento da escola Buscar parcerias no entorno
escolar ou mesmo na comunidade escolar para melhorias e conservação da
estrutura da escola Organizar as condições cabíveis à Unidade Escolar para
viabilizar o fornecimento de merenda escolar nos padrões exigidos pela legislação
vigente, além de ampliar o consumo de alimentação saudável e em conformidade
com as orientações da Secretaria da Escolar Preencher os relatórios relativos à
merenda escolar
Objetivos específicos
Possibilitar o bom funcionamento da
escola
Início: 01/02/2020
Fim: 20/12/2024
Público alvo: Comunidade escolar
Recurso: Verbas para aquisição de
materiais
Responsáveis pela ação: Comunidade
escolar
Dimensão administrativa
Ação
Organizar constantemente a
atualização dos dados cadastrais dos responsáveis, educandos e professores
Entregar documentos nos prazos previstos
Objetivos específicos
Manter o bom funcionamento da
escola
Início: 01/02/2020
Fim: 20/12/2024
Público alvo: Comunidade escolar
Recurso: Verbas destinadas a
aquisição de materiais
Responsáveis pela ação: Equipe
gestora, educandos e seus responsáveis
Dimensão administrativa
Ação
Buscar uma maior relação entre
escola, família e comunidade escolar de modo, a garantir um maior sucesso da
administração escolar. Organizar organograma com funções de toda a equipe
gestora para conhecimento da comunidade escolar já no início do ano letivo
Objetivos específicos
Suscitar a democratização da
educação
Início: 01/02/2020
Fim: 20/12/2024
Público alvo: Comunidade escolar
Recurso: Verbas destinadas a
aquisição de materiais
Responsáveis pela ação: Equipe
gestora
Dimensão pedagógica
Ação
Criar oficinas para explicar aos
pais e educandos uso da plataforma Estudante Online e pré-Matrícula Online
Objetivos específicos
Ampliar a inter-relação dos partícipes
da comunidade escolar
Início: 01/02/2020
Fim: 20/12/2024
Público alvo: Educandos e seus
responsáveis
Recurso: Verbas destinadas a
aquisição de materiais
Responsáveis pela ação: Direção,
professores e educandos
Dimensão pedagógica
Ação
Provocar a conscientização dos
educandos, corpo docente, equipe gestora e funcionários em relação à
preservação e conservação do meio ambiente e espaço físico escolar Promover a
separação dos resíduos sólidos para a reciclagem, reutilização ou coleta seletiva
dos mesmos, produção de adubo orgânico por meio de resíduos orgânicos Utilizar
dos momentos de integração com os responsáveis para promover a conscientização
em relação à alimentação saudável dos estudantes Revitalizar o sistema de
captação de água da Horta Escolar Preservação e revitalização das árvores da
escola em especial das históricas
Objetivos específicos
Proporcionar um ambiente saudável
para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem
Início: 01/02/2020
Fim: 20/12/2024
Público alvo: Comunidade escolar
Recurso: Verbas para aquisição de
materiais
Responsáveis pela ação: Comunidade
escolar
Dimensão pedagógica
Ação
Identificar, orientar e monitorar
ações indisciplinares, de modo a realizar encaminhamentos necessários a
adequados a cada caso. Ampliar a ação do NEPRE - Núcleo de Prevenção e Educação
na Escola Promover oficinas de modo a minimizar a cultura do bullying, das
diversas formas de preconceito. Fomentar a socialização entre a comunidade
escolar através de atividades que promovam o respeito à diversidade
Intensificar a participação dos estudantes em atividades extraclasse como
saídas de estudo e atividades esportivas, para assim promover o desenvolvimento
da coletividade Aproximar os 3 níveis de educação da escola visando desenvolver
uma consciência de integração e respeito mútuo
Objetivos específicos
Proporcionar um ambiente saudável
para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem
Início: 01/02/2020
Fim: 20/12/2024
Público alvo: Educandos
Recurso: Verbas para aquisição de
materiais
Responsáveis pela ação: Comunidade
escolar
Dimensão pedagógica
Ação
Observar a correta aplicação do
currículo em conformidade aos Parâmetros Curriculares Nacionais Ampliar a
construção do diagnóstico da comunidade para promover uma maior aproximação do
corpo docente com a realidade do educando Fomentar a capacitação do corpo
docente por meio de oficinas para maior uso dos recursos tecnológicos e de
outras mídias para promover o estímulo audiovisual do educando para a
realização do processo de ensino-aprendizagem Intensificar o atendimento de
reforço escolar e oficinas através de parcerias com universidades públicas e privadas
Potencializar a alfabetização digital e o uso regular dos laboratórios da
escola, em especial, pelos Anos Iniciais Implantar projetos que visem estimular
a leitura em todas as disciplinas em todos os níveis de ensino Estimular as
diversas práticas esportivas e culturais Proporcionar por meio de um número
maior de reuniões pedagógicas avaliações contínuas das ações de trabalho
desenvolvidas na escola
Objetivos específicos
Buscar uma maior participação da
comunidade escolar. Diminuir a reprovação e a evasão escolar. Promover reforço
escolar. Estimular a leitura
Início: 01/02/2020
Fim: 20/12/2024
Público alvo: Educandos e
professores
Recurso: Verbas para aquisição de
materiais e formação dos professores
Responsáveis pela ação: Direção,
professores, equipe pedagógica e parcerias (Universidades).
AVALIAÇÃO DO PLANO: A avaliação do plano de gestão dar-se-á
democraticamente, com periodicidade ao longo de cada ano letivo, por toda a
comunidade escolar, para a verificação do cumprimento de metas de modo a garantir
a execução das ações de maneira interna ou externa através da SAGE – Sistemática
de Avaliação da Gestão Escolar. Só assim os objetivos serão alcançados. O
método avaliativo será discutido pela comunidade escolar no início de cada ano
letivo e aplicado próximo ao seu encerramento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A elaboração do Plano de Gestão descrito acima está
baseada em pesquisas feitas junto à comunidade escolar da EEB Getúlio Vargas,
do Projeto Político e Pedagógico da Unidade Escolar e de análises das diversas
reuniões pedagógicas onde, corpo docente bem como toda comunidade escolar
avaliam constantemente a situação pedagógica atual. Muitas ações devem ser tomadas
para manter os projetos atuais que vem gerando resultados positivos, bem como,
reestruturar e até mesmo criar novas ações buscando melhorias para que o
processo pedagógico flua de modo contínuo. Importante salientar que as metas
bem como as ações dar-se-ão de modo democrático em todos os níveis
educacionais. Para que as metas sejam amplamente alcançadas se faz necessário a
cooperação e participação efetiva de todos os setores da comunidade escolar,
pois somente assim esta será efetivamente democrática, transparente e
comprometida com o desenvolvimento de uma concepção de mundo que o educando da
EEB Getúlio Vargas levará como construção ética de cidadão consciente, crítico
e transformador da sociedade na qual está inserido na qual é corresponsável.
REFERÊNCIAS:
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GETÚLIO
VARGAS. PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Disponível em: <http://eebgetuliovargas.blogspot.com/p/ppp.html>.
Acesso em: 07 de setembro 2019.
Bibliografia Recomendada
BRASIL.
Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Senado
Federal, Brasília, 1988.
----------,
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei de número 9394, de 20 de
dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.
----------,
Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Secretaria de Educação
Fundamental, MEC, Brasília, 1997a.
----------,
Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros em Ação: meio ambiente na
escola. MEC; SEF, Brasília, 2001.
VIGOTSKI, L.
S. O Desenvolvimento Psicológico na Infância. Martins Fontes, SP, 1998.
Parabéns pela produção plano. De fácil entendimento.
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