PLANO DE GESTÃO


PLANO DE GESTÃO - EEB GETÚLIO VARGAS 2020/3 - Proponente: Daniel Schafhauser

REFERENCIAL TEÓRICO - Este plano descreve a estrutura da Escola de Educação Básica Getúlio Vargas, integrante do sistema estadual de educação do Estado de Santa Catarina, e apresenta metas propostas para a Gestão Escolar 2020 -2024. O referente Plano segue os princípios norteadores da LDB e da Constituição Federal, onde a escola deve promover o pleno desenvolvimento do educando, de modo a qualificá-lo e prepará-lo para a cidadania. Tendo como base a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, o Projeto Político Pedagógico e a legislação vigente, se buscou apresentar propostas para minimizar as principais dificuldades observadas no ambiente escolar, de modo, a levar o educando ao desenvolvimento pleno, menos pela transmissão de conhecimento, e mais pela orientação de posturas, desenvolvimento do respeito, discussão coletiva e, claro, o desenvolvimento da cidadania dentro de uma sociedade diversificada e tecnológica. Faz-se necessário salientar que o educando reflita sobre o ambiente no qual está inserido e que essa reflexão construa ações transformadoras da sociedade. O referente plano envolve também questões relativas à gestão da educação relacionadas ao direcionamento dos recursos, organização pedagógica, evasão escolar e valorização dos profissionais da educação. O sucesso na aplicação deste Plano de Gestão Escolar 2020 – 2024 dependerá de uma gestão escolar democrática, transparente e participativa onde a escola, em conjunto à comunidade escolar, possui um papel fundamental para o cumprimento das metas de modo a alcançar os resultados propostos para esta gestão. No entanto, faz-se necessário salientar que a melhoria física e estrutural das instalações da unidade escolar, bem como, a capacitação dos seus profissionais ocorra de modo contínuo, objetivando a formação de cidadãos que demonstrem capacidade de participar e transformar a sociedade em uma sociedade mais justa e igualitária.

OBJETIVO GERAL - Este plano se fundamenta no fortalecimento de ações que favoreçam a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, de modo a promover a universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso do educando no ambiente escolar, de modo a promover sua autonomia e respeito à diversidade social e cultural.

DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

Introdução

Os educandos ingressam na escola aos 6 anos de idade (1º ano dos Anos Iniciais) e podem permanecer até o 3º ano do Ensino Médio. Em sua maioria residem no bairro Saco dos Limões, porém ao todo a escola atende 13 comunidades.

Dimensão socioeconômica

De acordo com os dados cadastrais obtidos no SISGESC - Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina, a ocupação predominante dos responsáveis se dá na área de serviços gerais, servidores públicos e autônomos. Quanto às etnias cerca de 17% se declaram no momento da matrícula como sendo pardos, 42% brancos e 6% negros, ainda persististe a divergência fenotípica entre a declaração de matrícula e a realidade da escola, já se percebe nos últimos anos numa diminuição desta. De maneira geral é mínima a participação efetiva dos pais na estruturação organizacional do ambiente escolar. Em questionário socioeconômico aplicado aos estudantes da escola pela equipe gestora: a renda familiar é de 1 a 3 salários mínimos para 48%, de 3 a 5 salários para 17%, de 5 a 7 salários para 9%, e menor que 1 salário ou sem renda fixa para 26% dos entrevistados. Quanto à escolaridade dos responsáveis, 25% tem somente o Ensino Fundamental Anos Iniciais, 28% o Fundamental Anos Finais, 26% o Ensino Médio, 8% dos pais possuem Ensino Superior, 1% não possuem escolaridade e 12% não souberam ou não quiseram responder. Quanto a entrada no mercado de trabalho, 37% dos estudantes afirmam já terem trabalhado dos quais 3% dos entrevistados na Construção Civil, 38% no Comércio, 6% em atividades informais, o mesmo percentual para trabalhos domésticos e 47% em outras ocupações ou não quiseram responder. Sendo a idade média para iniciar no mercado de trabalho de entre 15 e 16 anos. A pesquisa também mostra que a principal ocupação dos responsáveis está em 1% na Agricultura ou Pesca, 2% na Indústria, 3% na Construção Civil, 18% no Comércio, 4% como Funcionário Público, 11% em atividades informais fora de casa, 5% em atividades informais em casa, 17% com Trabalhos Domésticos e 39% em outras ocupações ou não quiseram responder.

Dimensão pedagógica

Considerando as diversas correntes pedagógicas que permeiam as atividades dos professores que atuam na escola, o processo de ensino e aprendizagem se dá através de planejamento anual, feito no início e reestruturado durante o ano, comumente de forma individual, por meio de reuniões e paradas pedagógicas. Os conteúdos curriculares são organizados pelos professores em seus Planos de Ensino adequados ao Plano Político e Pedagógico - PPP da escola que está condizente à Proposta Curricular Nacional - PCN e à Proposta Curricular de Santa Catarina. Todo início e meio de ano o PPP é revisto. Para os Anos Iniciais temos como disciplinas Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Matemática e Português; para os Anos Finais acrescenta-se Ensino Religioso e Inglês; para o Ensino Médio Regular Noturno, Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia e para o Ensino Médio Inovador, acrescenta-se a este Cultura, Esporte e Informática. Quanto à metodologia de ensino que os professores na sua maioria procuram seguir é a Sócio Interacionista podendo haver vertentes Tradicional e Tecnicista. As formas de avaliação são realizadas de acordo com os objetivos de cada professor, sendo um mínimo de dois registros trimestrais além da recuperação paralela. A avaliação participativa fica a critério do professor desde que condizente com o que consta no PPP da escola. A recuperação paralela é realizada no sentido de substituição da nota mais baixa, porém, na recente construção do PPP foram reestruturados estes métodos para adequação ao sistema da plataforma Professor Online. Nos Anos Iniciais a avaliação é descritiva, para o 1º, 2º e 4º anos. No 3º e 5º anos do Ensino Fundamental o registro avaliativo se dá também de forma descritiva até o final do período letivo, no entanto se lança uma única nota em cada disciplina, que se igual ou superior a 60% dos conteúdos efetivamente trabalhados por cada disciplina, confirma a aprovação para a próxima etapa desde que vinculadas à frequência igual ou superior a 75%. Nos Anos Finais e Ensino Médio a média é 6 em cada disciplina vinculada à frequência igual ou superior a 75%. A EEB Getúlio Vargas conta com projetos pedagógicos como: o Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE, onde o educando desenvolverá os processos mentais superiores através de metodologias, estratégias e recursos pedagógicos; o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), busca aumentar a qualidade da aprendizagem dos educandos através de uma maior variedade de disciplinas e maior carga horária de aula, dando direito a almoço e dois lanches/refeição salgada. Além de algumas parcerias como com o Centro Social Urbano, como a Elase – Associação dos Empregados da Eletrosul, através do Projeto Transforma, futebol de campo, com a Fundação Municipal de Esportes junto com o Projeto Consulado Esporte e Lazer, com futsal, e também da UFSC através de estagiários e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A matrícula se dá de acordo com o Plano de Matrícula elaborado, anualmente, pela Secretaria de Estado da Educação, hoje ela ocorre principalmente online, conforme legislação em vigor, cabendo a divulgação do período e dos critérios de matrícula à Direção. No ato da matrícula o educando e seu responsável legal toma conhecimento do regimento da escola incluído no PPP. Para a matrícula o candidato deve apresentar todos os documentos atendendo ao estabelecido na legislação em vigor. O prazo máximo para a apresentação de todos os documentos exigidos é de 30 dias. A rematrícula é automática e dentro das normas vigentes adotadas pela Secretaria de Estado da Educação. Segundo o Censo Escolar de 2018 a escola contava com um número total de 791 educandos. Quanto ao rendimento dos estudantes, de acordo com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, sendo, de acordo com o INEP 2017 um rendimento de 83,2% a aprovação nos Anos Iniciais, 69,7% no Anos Finais e 72,1% no Médio, onde é maior a taxa de abandono, 16,3% comparada com 5% dos Anos Finais. Com relação ao índice de Distorção Idade-Série, segundo os dados do INEP houve uma melhoria de 5 pontos percentuais.

Dimensão administrativa

O quadro de professores é formado por 44 temporários dos quais 77% tem formação na área em que atuam e 32 efetivos, 56% Pós-Graduados e 16% com Mestrado e os demais com nível Superior. A UE possui salas sem Condicionadores de Ar e com quadros brancos e/ou negros manchados e furados. Os recursos tecnológicos ultrapassados e/ou com problemas. Estrutura elétrica antiga e inadequada. Na secretaria podem ser retirados documentos necessários tanto a professores quanto a estudantes. Atestados de matrícula e frequência, se não impressos via a plataforma Estudante Online, são retirados na Secretaria. O Histórico Escolar é retirado em no máximo 30 dias. Há somente uma avaliação institucional da parte administrativa da escola através da SAGE, somente percebe-se como o trabalho está sendo desenvolvido quando o mesmo recebe críticas valorizando as ações desenvolvidas ou reclamando por falhas ocorridas.

Dimensão financeira

A boa aplicação dos recursos financeiros precisa ser compromissada, eficiente e transparente, seguindo os princípios legais, morais e impessoais. Atualmente a descentralização da gestão financeira ocorre de maneira completa e imparcial. Percebe-se ainda a necessidade de uma efetiva participação da comunidade escolar nas decisões relacionadas às prioridades da escola e da prestação de contas. A gestão financeira conta com verbas provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE através do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, , e o  Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina – CPESC Serviços e Materiais, além de verbas adquiridas pela APP na realização de eventos como festas juninas e demais contribuições espontâneas. Todas as ações são planejadas através dos partícipes da comunidade escolar para depois serem executadas e, posteriormente, ocorre a prestação de contas à comunidade escolar organizada pela APP e Direção, publicada nas plataformas digitais que a escola possui. Não sendo suficientes os recursos para a execução de algum evento existem parcerias com a iniciativa privada com o comércio local. Todos os recursos são destinados para aquisição de material didático-pedagógico visando suprir as necessidades dos profissionais da UE na execução de suas ações educacionais; aquisição de material de consumo básico para proporcionar um ambiente educacional com as qualidades mínimas necessárias para a estadia dos envolvidos, reparos diversos nas instalações físicas da unidade escolar para garantir a segurança e a acessibilidade, proporcionando o desenvolvimento de cursos de formação continuada dos profissionais da escola e a participação em eventos.

Dimensão física

A escola possui uma área de cerca de 3500m2 de área construída compreendendo quatro prédios sendo suas instalações descritas a seguir: Prédio I – térreo, comportando a direção, administração, secretaria, 11 salas de aula, 1 coordenações e sala depósito; Prédio II – compreende auditório, refeitório, cozinha, banheiro adaptado, banheiros masculinos e femininos, sala dos professores, 2 salas de multimeios, sala de coordenação do Programa Educação Integral e sala do SAEDE; Prédio III – sala de aula, sala de uso diversificado para atividades físicas denominada Sala do Equilíbrio,  laboratório de Ciências e Laboratório de Matemática; Prédio IV - 10 salas temáticas de aula, sala de música, sala de material didático, sala do Professor Online com 3 computadores com internet, sala informatizada multimeios, biblioteca, sala de convivência do ProEMI, sala dos professores, coordenação do ProEMI e EM, banheiros feminino e masculino. A cozinha possui boa condição higiênica e fica anexa ao refeitório contendo bancadas com bancos que suprem as necessidades dos estudantes. No espaço externo tem um parque infantil, 5 quadras poliesportivas cobertas, quadra de areia, ginásio, horta escolar e uma casa em desuso. A biblioteca com 90m2 contém cerca de 10200 livros didáticos, paradidáticos e literários dispostos em prateleiras, dispõe de cantinho de leitura. Outra atividade desenvolvida é a pesquisa bibliográfica ou online já que a mesma possui 2 computadores com internet para uso dos estudantes. A sala informatizada possui 14 computadores sucateados, quadro, armários. Todos os laboratórios possuem bancadas/mesas e cadeiras/banquetas, quadro, minibiblioteca. O laboratório de Biologia possui também estufa, 5 microscópios em péssimo estado de conservação, pia, autolabor, coleção in vitro, painéis e vidrarias; o de Matemática contém diversos jogos pedagógicos e demais materiais didáticos. Os laboratórios de Ciências e Matemática recebem educandos de toda a UE mediante agendamento para atividades de pesquisa e aula. Outras considerações: Os prédios apresentam diversos problemas na sua estrutura especialmente de infiltração, que leva a umidade dos ambientes. O prédio mais antigo possui 79 anos. O encanamento também já está bastante danificado. A precariedade do parque infantil põe em risco a integridade física das crianças. Em relação à acessibilidade para portadores de necessidades especiais, o que existe não é regulamentado, visto que as rampas possuem inclinação incoerente e em algumas salas de aula não existe acesso à cadeirantes.

METAS

1.    Proporcionar condições que visem melhorar o ensino para que deste modo à aprendizagem seja um processo natural de construção contínua do saber

2.    Reduzir a indisciplina e a violência na escola

3.    Reduzir a degradação do ambiente escolar relacionada à atos de vandalismo

4.    Promover o acompanhamento das famílias do rendimento escolar de modo a diminuir o índice de reprovação

5.    Manter um diálogo aberto para uma gestão participativa de modo a aceitar propostas que favoreçam um resultado positivo para as ações planejadas

6.    Manter a qualidade na produção e entrega de documentos, do atendimento e da organização da documentação da escola e da comunidade escolar

7.    Promover condições de trabalho para o desenvolvimento das atividades educacionais da unidade escolar

8.    Utilizar os recursos repassados ou adquiridos pela escola de maneira democrática, transparente, impessoal e responsável

9.    Promover a adequação do espaço físico da escola no que se refere a segurança da comunidade escolar, conforto e acesso e, para assim, promover melhoria

10.                      Promover a redução de resíduos sólidos e promover projetos que visem a reutilização de materiais

11.                      Promover a conscientização das famílias em prol da alimentação saudável

AÇÕES

Dimensão pedagógica

Ação

Ampliar durante os encontros pedagógicos a divulgação dos índices da escola e da importância das avaliações externas aumentar o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, em especial para o turno Noturno

Objetivos específicos

Aumentar o número de educandos interessados em educação de qualidade melhorando o conceito da escola

Início: 01/02/2020

Fim: 20/12/2024

Público alvo: Educandos e professores

Recurso: Verbas destinadas a aquisição de material

Responsáveis pela ação: Direção e estagiários do PIBID

Dimensão física

Ação

Ampliar a segurança da comunidade escolar através dos acessos à escola

Objetivos específicos

Reposicionar as vagas de estacionamento visando reduzir a circulação de veículos próximo a entrada dos estudantes e responsáveis

Início: 01/02/2020

Fim: 20/12/2024

Público alvo: Educandos e professores

Recurso: Secretarias do Estado, Ministério da Educação e parcerias público-privada

Responsáveis: Direção e professores

Dimensão física

Ação

Melhorar as condições físicas estruturais, organizacionais e higiênicas da Unidade Escolar Buscar recursos para reparos e pintura da unidade escolar Resolver problemas na instalação elétrica visando a segurança, bem como ampliar a capacidade da rede elétrica para utilização dos equipamentos já existentes Ampliar o sinal de WiFi da escola perfazendo toda a Unidade Escolar Fazer a frequente manutenção dos equipamentos que visam a segurança da unidade escolar Buscar junto às esferas governamentais a concretização do projeto de reforma geral e ampliação da escola

Objetivos específicos

Tornar o espaço físico mais atraente e seguro para a frequência dos educandos

Início: 01/02/2020

Fim: 20/12/2024

Público alvo: Educandos, professores, equipe pedagógica e funcionários

Recurso: Verbas do Ministério da Educação, Secretarias do Estado e parcerias público-privada

Responsáveis pela ação: Direção

Dimensão financeira

Ação

Convocar a comunidade escolar de forma geral a participar do planejamento, execução e prestação de contas dos recursos adquiridos e gastos realizados. Manter organizados os registros, comprovantes e notas fiscais dos produtos e serviços utilizados, assim como da entrada e saída de recursos financeiros

Objetivos

Realizar prestação de contas em conformidade com as específicos normas exigidas.

Início: 01/02/2020

Fim: 20/12/2024

Público alvo: Comunidade escolar

Recurso: Verbas para aquisição de materiais

Responsáveis pela ação: Comunidade escolar

Dimensão administrativa

Ação

Trabalhar em parceria com a Associação de Pais e Professores, Conselho Deliberativo e Grêmio Estudantil (quando houver) Manter junto à comunidade escolar atualizado o PPP da escola Buscar junto aos órgãos responsáveis os reparos e materiais de expediente necessários ao melhor funcionamento da escola Buscar parcerias no entorno escolar ou mesmo na comunidade escolar para melhorias e conservação da estrutura da escola Organizar as condições cabíveis à Unidade Escolar para viabilizar o fornecimento de merenda escolar nos padrões exigidos pela legislação vigente, além de ampliar o consumo de alimentação saudável e em conformidade com as orientações da Secretaria da Escolar Preencher os relatórios relativos à merenda escolar

Objetivos específicos

Possibilitar o bom funcionamento da escola

Início: 01/02/2020

Fim: 20/12/2024

Público alvo: Comunidade escolar

Recurso: Verbas para aquisição de materiais

Responsáveis pela ação: Comunidade escolar

Dimensão administrativa

Ação

Organizar constantemente a atualização dos dados cadastrais dos responsáveis, educandos e professores Entregar documentos nos prazos previstos

Objetivos específicos

Manter o bom funcionamento da escola

Início: 01/02/2020

Fim: 20/12/2024

Público alvo: Comunidade escolar

Recurso: Verbas destinadas a aquisição de materiais

Responsáveis pela ação: Equipe gestora, educandos e seus responsáveis

Dimensão administrativa

Ação

Buscar uma maior relação entre escola, família e comunidade escolar de modo, a garantir um maior sucesso da administração escolar. Organizar organograma com funções de toda a equipe gestora para conhecimento da comunidade escolar já no início do ano letivo

Objetivos específicos

Suscitar a democratização da educação

Início: 01/02/2020

Fim: 20/12/2024

Público alvo: Comunidade escolar

Recurso: Verbas destinadas a aquisição de materiais

Responsáveis pela ação: Equipe gestora

Dimensão pedagógica

Ação

Criar oficinas para explicar aos pais e educandos uso da plataforma Estudante Online e pré-Matrícula Online

Objetivos específicos

Ampliar a inter-relação dos partícipes da comunidade escolar

Início: 01/02/2020

Fim: 20/12/2024

Público alvo: Educandos e seus responsáveis

Recurso: Verbas destinadas a aquisição de materiais

Responsáveis pela ação: Direção, professores e educandos

Dimensão pedagógica

Ação

Provocar a conscientização dos educandos, corpo docente, equipe gestora e funcionários em relação à preservação e conservação do meio ambiente e espaço físico escolar Promover a separação dos resíduos sólidos para a reciclagem, reutilização ou coleta seletiva dos mesmos, produção de adubo orgânico por meio de resíduos orgânicos Utilizar dos momentos de integração com os responsáveis para promover a conscientização em relação à alimentação saudável dos estudantes Revitalizar o sistema de captação de água da Horta Escolar Preservação e revitalização das árvores da escola em especial das históricas

Objetivos específicos

Proporcionar um ambiente saudável para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem

Início: 01/02/2020

Fim: 20/12/2024

Público alvo: Comunidade escolar

Recurso: Verbas para aquisição de materiais

Responsáveis pela ação: Comunidade escolar

Dimensão pedagógica

Ação

Identificar, orientar e monitorar ações indisciplinares, de modo a realizar encaminhamentos necessários a adequados a cada caso. Ampliar a ação do NEPRE - Núcleo de Prevenção e Educação na Escola Promover oficinas de modo a minimizar a cultura do bullying, das diversas formas de preconceito. Fomentar a socialização entre a comunidade escolar através de atividades que promovam o respeito à diversidade Intensificar a participação dos estudantes em atividades extraclasse como saídas de estudo e atividades esportivas, para assim promover o desenvolvimento da coletividade Aproximar os 3 níveis de educação da escola visando desenvolver uma consciência de integração e respeito mútuo

Objetivos específicos

Proporcionar um ambiente saudável para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem

Início: 01/02/2020

Fim: 20/12/2024

Público alvo: Educandos

Recurso: Verbas para aquisição de materiais

Responsáveis pela ação: Comunidade escolar

Dimensão pedagógica

Ação

Observar a correta aplicação do currículo em conformidade aos Parâmetros Curriculares Nacionais Ampliar a construção do diagnóstico da comunidade para promover uma maior aproximação do corpo docente com a realidade do educando Fomentar a capacitação do corpo docente por meio de oficinas para maior uso dos recursos tecnológicos e de outras mídias para promover o estímulo audiovisual do educando para a realização do processo de ensino-aprendizagem Intensificar o atendimento de reforço escolar e oficinas através de parcerias com universidades públicas e privadas Potencializar a alfabetização digital e o uso regular dos laboratórios da escola, em especial, pelos Anos Iniciais Implantar projetos que visem estimular a leitura em todas as disciplinas em todos os níveis de ensino Estimular as diversas práticas esportivas e culturais Proporcionar por meio de um número maior de reuniões pedagógicas avaliações contínuas das ações de trabalho desenvolvidas na escola

Objetivos específicos

Buscar uma maior participação da comunidade escolar. Diminuir a reprovação e a evasão escolar. Promover reforço escolar. Estimular a leitura

Início: 01/02/2020

Fim: 20/12/2024

Público alvo: Educandos e professores

Recurso: Verbas para aquisição de materiais e formação dos professores

Responsáveis pela ação: Direção, professores, equipe pedagógica e parcerias (Universidades).

AVALIAÇÃO DO PLANO: A avaliação do plano de gestão dar-se-á democraticamente, com periodicidade ao longo de cada ano letivo, por toda a comunidade escolar, para a verificação do cumprimento de metas de modo a garantir a execução das ações de maneira interna ou externa através da SAGE – Sistemática de Avaliação da Gestão Escolar. Só assim os objetivos serão alcançados. O método avaliativo será discutido pela comunidade escolar no início de cada ano letivo e aplicado próximo ao seu encerramento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A elaboração do Plano de Gestão descrito acima está baseada em pesquisas feitas junto à comunidade escolar da EEB Getúlio Vargas, do Projeto Político e Pedagógico da Unidade Escolar e de análises das diversas reuniões pedagógicas onde, corpo docente bem como toda comunidade escolar avaliam constantemente a situação pedagógica atual. Muitas ações devem ser tomadas para manter os projetos atuais que vem gerando resultados positivos, bem como, reestruturar e até mesmo criar novas ações buscando melhorias para que o processo pedagógico flua de modo contínuo. Importante salientar que as metas bem como as ações dar-se-ão de modo democrático em todos os níveis educacionais. Para que as metas sejam amplamente alcançadas se faz necessário a cooperação e participação efetiva de todos os setores da comunidade escolar, pois somente assim esta será efetivamente democrática, transparente e comprometida com o desenvolvimento de uma concepção de mundo que o educando da EEB Getúlio Vargas levará como construção ética de cidadão consciente, crítico e transformador da sociedade na qual está inserido na qual é corresponsável.

REFERÊNCIAS:  

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GETÚLIO VARGAS. PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Disponível em:  <http://eebgetuliovargas.blogspot.com/p/ppp.html>. Acesso em: 07 de setembro 2019.

Bibliografia Recomendada

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal, Brasília, 1988.

----------, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei de número 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.

----------, Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC, Brasília, 1997a.

----------, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros em Ação: meio ambiente na escola. MEC; SEF, Brasília, 2001.

VIGOTSKI, L. S. O Desenvolvimento Psicológico na Infância. Martins Fontes, SP, 1998.

-----------, L.S. Pensamento e linguagem; trad. Jéferson Luiz Camargo. Martins Fontes, São Paulo, 1998

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